Rádio Onda Viva

Emissão Online

Poveiros já reciclam 34% dos resíduos mas é preciso chegar aos 60%

A Póvoa de Varzim registou, em 2025, resultados positivos na gestão de resíduos, destacando-se no universo da LIPOR pelo aumento da recolha e valorização em várias frações.

Em comparação com 2024, a recolha seletiva de vidro, plástico e metal cresceu 6,4%, com mais 317 toneladas recolhidas, o segundo maior aumento do sistema. Já os biorresíduos apresentaram o maior crescimento, com um acréscimo de 10,2%, correspondente a mais 600 toneladas. Os resíduos indiferenciados aumentaram 3,1%, com 818 toneladas a mais. Entre as frações recolhidas, destacam-se mais de 1.800 toneladas de papel, cerca de 1.350 toneladas de embalagens, mais de 2 mil toneladas de vidro e perto de 2.700 toneladas de resíduos alimentares. Os resíduos verdes registaram também um crescimento expressivo, com mais de 3.500 toneladas recolhidas. Ao nível da capitação por habitante, a Póvoa de Varzim apresenta uma das melhores performances do sistema, com a maior capitação em biorresíduos e valores elevados na recolha seletiva e nos resíduos indiferenciados.

A Câmara sublinha que estes resultados refletem a adesão da população às boas práticas de separação de resíduos e o investimento num serviço mais eficiente e ambientalmente responsável. Ainda assim, o município reconhece que o desafio continua, uma vez que a taxa de reciclagem está atualmente nos 34%, sendo necessário atingir os 60% até 2030.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login