Rádio Onda Viva

Emissão Online

Projeto 'Um dia pela vida' apresentado em Esposende

Esposende foi ontem palco do lançamento do projeto oficial “Um dia pela Vida”, iniciativa de voluntariado comunitário promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. A sessão realizou-se no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio e contou, na sessão de abertura, com a apresentação dos Responsáveis Locais do UDPV Esposende.

O programa englobou a palestra “Cancro: Vencer a doença, viver com a doença” por Carlos Silva, Diretor do Serviço de Urologia do Centro Hospitalar Universitário S. João – Porto e Presidente da Assembleia Municipal de Esposende, seguindo-se a apresentação do Projeto. O médico procurou desmistificar a imagem em torno do cancro, apontando “os novos tratamentos” e defendendo o investimento na prevenção. “Há diagnósticos que salvam vidas e tratamentos multidisciplinares, em que o doente está no centro da decisão”, destacou.

Conceição Clavel, responsável pelo projeto “Um dia pela Vida”, enquadrou a intervenção de Carlos Silva na linha de divulgação de novos métodos de tratamento e de incentivo ao diagnóstico precoce que a Liga Portuguesa Contra o Cancro divulga junto da comunidade. Esse é um dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto que agora tem representação em Esposende.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara de Esposende defendeu “a literacia em saúde para o conhecimento quanto aos referidos fatores de risco, mas também a decisão quanto às atitudes e comportamentos no dia-a-dia, como o cuidado na alimentação saudável e equilibrada (e sustentável) e a prática regular de exercício físico”. Benjamim Pereira destacou a parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro “para inúmeras iniciativas de sensibilização sobre os malefícios de uma exposição ao sol sem proteção, além de várias iniciativas de formação, sensibilização e até de rastreio. Aliás, refira-se que no contexto do projeto Esposende Smart City, um dos indicadores monitorizados e disponíveis para acompanhamento permanente pela população é, efetivamente, o índice UV”, acrescentou Benjamim Pereira que vê a associação do município a esta iniciativa, “consolidando mais uma ação concreta na promoção da literacia de toda a nossa comunidade e a sua sensibilização”.

Sob o mote Celebrar (com os que venceram), Recordar (os que partiram) e (apoiar os que estão a) Lutar, a iniciativa inclui educação e prevenção, angariação de fundos e muito divertimento. Os principais objetivos passam por mudar a atitude da comunidade face à doença: cancro não é necessariamente morte, educar e informar: prevenção é o caminho para a cura e angariar fundos para os programas de prevenção e atividades de apoio ao doente da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O projeto vai decorrer num período que decorre entre 3 a 4 meses e que culmina com a grande festa de encerramento. O Um Dia Pela Vida desenrola-se numa atmosfera de festa, com espetáculos, música, jogos e outras atividades paralelas.

VianaCar

RECOMENDADAS

Login